ONG Aprendizes apresentou seu trabalho
Às 16h30min da terça-feira, dia 21, os vereadores estiveram reunidos no plenário vereador Hilário Ferri, junto a Câmara de Vereadores, para mais uma sessão ordinária. Na pauta do dia esteve um projeto que foi aprovado por oito votos e um requerimento que foi reprovado por cinco votos. A vereadora Fabiane Potrich Gehlen, não participou da sessão.
O projeto 008 de autoria do vereador Jaime Talietti Borsatto, dispõe sobre a Co-oficialização da Língua do Talian Vêneto Brasileiro, a Língua Portuguesa, no município de Arvorezinha. O Talian é indiscutivelmente o tradutor da maior experiência imigratória italiana, seu modo de ser, de pensar, de fazer, de viver e falar, originado dos italianos e descendentes radicados em nosso Estado. A língua para crescer necessita de prestígio e da proteção sociocultural e política, devendo ser falada com orgulho. Em Arvorezinha, é a segunda língua mais falada.
O requerimento 005 do vereador Nelson de Bona, requer que seja alterado o horário das sessões ordinárias, passando das 16h30min às 18h. Conforme a justificativa do pedido, é para dar oportunidade às pessoas que trabalham até às 18h, acompanhar as sessões e o trabalho de cada vereador.
Os vereadores Delemar Batista Panis, Jaime Talietti Borsatto, Fabio Junior de Lima Pereira, Tiago Santin Fornari e Daniel Borges de Lima, votaram contra o requerimento, pois de acordo com os edis, antigamente as sessões ocorriam à noite e mesmo assim a população não participava. “Estamos reprovando este requerimento, pois queremos estudar melhor os horários, é uma decisão que precisava ser pensada, antes de ser implantada. Com certeza queremos que a população participe e acompanhe nossos trabalhos, mas uma vez já fora realizada a noite e a comunidade não participava”, colocaram.
Ao final da sessão ordinária, o presidente do Legislativo Daniel Borges de Lima, oportunizou que um vereador da bancada do PDT participe da Marcha dos Vereadores, em Brasília, de 18 a 21 de agosto, juntamente com os vereadores Delemar Batista Panis, Tiago Santin Fornari e Fabio Junior de Lima Pereira.
ONG Aprendizes
O presidente da ONG Aprendizes Fabiano Basso, juntamente com as integrantes da diretiva da entidade Rebeca Ferreira Andreola, Lea Gazzola Auler e Jaqueline Merlin, participam da sessão ordinária. Na oportunidade, mostraram aos vereadores o trabalho realizado pela ONG no município, bem como as suas oficinas. Ao final da apresentação, a comitiva entregou aos vereadores uma ficha de inscrição amigo sócio dos aprendizes.
Assessora de Imprensa
Câmara de Vereadores
Arvorezinha/RS
51.3772.2365